Nos últimos dias troquei de equipamento. Especificamente eu comprei um notebook Hp usado com processador potente. Por causa disso, decidi escrever este artigo, que irá dizer-lhe a minha experiência com os vários computadores que já tive, também vou fazer uma série de recomendações a respeito ao tipo de notebook que um usuário precisa quando pensa em notebook, assim que vou falar de marcas de portáteis que já tive.

Antes de começar, gostaria de dizer alguma coisa, este não é um guia, é apenas a minha experiência e o que eu aconselharia a qualquer um que me pergunta que tipo de notebook têm que comprar, mas quero salientar que é apenas a minha opinião, nada mais. 

A primeira coisa a pensar sobre quando comprar um notebook  é para que vamos usar. Para descobrir que tipo de usuário que você é fiz esta listaa de 4 grupos ou tipos de usuário em potencial: 

1. Os usuários sem conhecimentos de informática e que querem apenas um computador para fazer tarefas simples, como navegar na Internet, usando o Facebook, download de filmes e música, ver fotos e enviar e-mails. Tem mais tarefas simples, não vou descrevê-las todas, mas se você não sabe muito sobre computadores e não têm interesse em saber, certamente pertence a este grupo, eu vou chamar "Grupo 1". 

2. O próximo grupo são os usuários que utilizam o computador como uma plataforma de jogos e gostam de usar os jogos mais recentes no mercado. Vou chamar o "Grupo 2". 

3. Este grupo reúne todos os usuários de computador que conhecem e também gostariam de aprender mais a cada dia. Gosta e se apaixona por coisas como a programação, web design, sistemas operacionais e mexer com o computador em geral. Este será o "grupo 3". 

4. O último grupo de profissionais, em 95% dos casos, esses usuários não precisam ler este artigo porque eles sabem exatamente o que eles precisam. Este é o "grupo 4". 

Este grupo que fiz é muito geral e não tem usuários que pertençam a mais de um desses grupos, mas isso me ajuda a conhecer o computador que uma pessoa pode precisar e que assim não gaste mais dinheiro do que o necessário, e mais ainda nos tempos eque correm. 

Se você pertence ao grupo 1 a minha recomendação é um computador portátil com um processador dual core, 2GB de RAM e um disco rígido de 500 GB. Você pode comprar um computador melhor, mas será desperdício de dinheiro, porque fazer as tarefas que descrevi acima vão manda para o lixoa scaracterísticas ou recursos do computador.

Talvez seja desejável colocar 4GB de memória RAM, mas pode ser adquirido com 2 e, em seguida, estendê-lo se necessário. Computadores deste tipo há muitos em sites como Usados Brasil e pode ser comprado por valores bastante razonáveis de segunda mão, com muitas marcas disponíveis, como Lenovo, Dell e HP. Se você comprar um

Também bem a questão da bateria como uma questão de independência. 

Se você pertence ao grupo 2, em seguida, você deve considerar um computador de mesa, claro que se você não necessita viajar, por que neste caso terá que ser um notebook sim ou sim,os de mesa são mais poderosos e mais fácil de expandir ou mudar componentes. Tenha em mente que se você quiser manter-se com os jogos mais recentes certamente terá que fazer qualquer alteração ou ampliação, a cada 2 anos ou mais. Hoje, como da escrita deste artigo, a pessoa que usa o computador para jogar eu recomendaria uma quarta geração i7, 8GB de RAM, eu recomendo um SSD para o sistema operacional e jogos e outras SATA III de dados pessoais pelo menos 1 TB. uma placa de vídeo decente também é necessária, pelo menos, uma Nvidia com 2 GB de RAM. 

Se você pertence ao Grupo 3, então eu acho que seria um i3 ou i5 se você estiver usando máquinas virtuais. RAM deve ser de no mínimo 4 GB, deve levar em conta o que foi dito acima, com relação à RAM e capacidade para ampliar. O disco rígido seria suficiente para 500GB.

Grupo 4 provavelmente não vai ler este artigo e saber que o seu computador precisa: D, por isso não vou entrar em detalhes.

Outra marca que eu gosto é a Toshiba, o anterior ao que eu tinha era desta marca e estava muito feliz com ele, mas seu processador não me deu o suficiente. Acer foi a marca do meu primeiro laptop, cerca de 15 anos e era uma pedra, não sei quantas vezes deixei ele car e não quebrava. Eu tive-o armazenado em um armário, mas cerca de duas semanas atrás eu vendi para a sucata para juntar dinheiro para comprar meu HP, eu estava muito feliz durante o tempo que eu tive ele.

Finalmente eu tenho um VAIO que está na sala, eles usam as minhas duas filhas e minha esposa, elas pertencem ao grupo 1 e usam o computador sem problemas. Ele tem um processador dual core 1.6, tem 2 GB de RAM e um disco rígido de 80GB, é acessado 24 horas por dia, 365 dias por ano, quase nunca desligado e não implica qualquer limitação para elas, tem Ubuntu 12.04 e vai bem.

Com tudo isso, chegamos ao ponto onde podemos ter uma base para saber que tipo de computador que precisamos e não perder dinheiro, se você tiver alguma dúvida ou quiser ajudar mais, só precisa deixar um comentário e eu os ajudarei, um abraço.